Com o preço do combustível a subir todas as semanas, o efeito já se começa a sentir no bolso dos portugueses.
O combustível, sendo um custo inevitável para muita gente, consiste numa das maiores despesas das famílias ao fim do mês. Assim sendo, ter uma atitude preventiva e adotar pequenos hábitos de comportamento na estrada podem fazer a diferença na despesa em combustível.
A melhor maneira de poupar no combustível é não utilizar o automóvel, mas deixamos aqui outros conselhos:
- Abasteça de manhã, ou à noite
O momento do dia em que se abastece o depósito do carro não é indiferente quando se fala sobre poupança de combustível. Para um melhor aproveitamento do combustível, deve abastecer de manhã ou de noite, quando está mais frio. Porquê? O combustível é sensível às variações de temperatura, isto é, diminui a densidade à medida que a temperatura desce, verificando-se o oposto quando a temperatura sobe. - Feche bem o depósito de combustível
Após cada abastecimento assegure-se de que a tampa do depósito está bem fechada, para que não corra o risco da evaporação do combustível. Verifique também se não está danificada. - Verifique se os pneus têm a pressão recomendada
Pneus com um valor de pressão abaixo do recomendado aumentam o consumo de combustível entre 1% a 2% a cada 0,2 bar de baixa pressão. Por isso, certifique-se de que o valor de pressão é adequado para o seu veículo ao percorrer longas distâncias ou com cargas elevadas. Desta forma, poupa combustível e prolonga a vida útil dos pneus. - Mantenha a manutenção em dia
Cumpra as manutenções periódicas ao seu automóvel sugeridas pelo fabricante, mesmo depois do período de garantia. Ao fazê-lo mantém a eficiência do motor e reduz o consumo de combustível.
Deverá mudar o óleo periodicamente e fazer as manutenções periódicas, poupando assim entre 1% e 3% de combustível.
Não se esqueça ainda de verificar os filtros do ar. O entupimento de um filtro de ar pode causar um aumento no consumo de combustível de até 10%.Vai de férias? Consulte aqui as nossas dicas.
- Feche as janelas
Ao contrário do que se imagina, o carro consome mais combustível de janelas abertas do que com o ar condicionado ligado, sobretudo a altas velocidades, devido à perda de aerodinâmica.
No entanto, em condução urbana, a baixas velocidades, as janelas abertas são a melhor opção. Nesta situação, o consumo de combustível por ter o ar condicionado ligado supera as perdas aerodinâmicas por levar as janelas abertas. - Utilize o ar condicionado com moderação
Utilize o ar condicionado apenas se for necessário. Não selecione uma temperatura demasiado inferior à exterior. Desta forma, só irá gastar combustível desnecessariamente.
Para minimizar o consumo de combustível, desligue o ar condicionado cinco minutos antes de chegar ao seu destino. - Evite o transporte de bagagem no tejadilho
Bagagem, suportes de bicicletas e antenas de grandes dimensões no tejadilho do carro prejudicam a aerodinâmica e aumentam o consumo de combustível entre 5% a 8%.
Retire ainda a carga desnecessária do porta-bagagens e dos assentos traseiros. Um carro mais pesado consome mais combustível. - Adote um estilo de condução regular
Conduzir no trânsito em pára-arranca contínuo pode aumentar o consumo de combustível até 38%. Evite paragens e arranques desnecessários. Ao minimizar as travagens, pode economizar até 10% em combustível.
Conduza ainda a velocidades baixas. Se o seu automóvel possui a tecnologia cruise control, utilize esta funcionalidade em terrenos planos, de modo a obter um consumo de combustível mais eficiente. - Trave com o motor
Para diminuir a velocidade, engrene uma mudança mais baixa, em vez de utilizar o pedal do travão. Esta técnica permite poupar combustível e aumentar a vida útil dos travões.
Também pode levantar o pé do acelerador, mantendo a mudança engrenada. Desta forma, o motor deixa de consumir combustível. - Tente não fazer viagens com distâncias muito curtas
Arrancar com o motor frio consome combustível extra. Sempre que puder, planeie o trajeto para combinar várias distâncias curtas, especialmente nas situações em que o motor ainda está frio. Em alternativa, comece com uma viagem mais longa para aquecer o motor, fazendo depois as viagens mais curtas.
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