Cuidados a ter no verão de 2020 – 8 dicas preciosas

Calor = Férias + Diversão. Foi assim que calculou o seu verão? Então siga a nossa lista de cuidados a ter ao conduzir este verão para que a conta seja, sempre, certa.
Verão: malas, crianças, animais, longas filas de trânsito e muito calor. Viajar no verão pode revelar-se um pouco caótico, principalmente, se não tiver cuidados redobrados ao conduzir o seu carro.

 

Este ano, para além dos cuidados essenciais para uma condução segura, deve também seguir as orientações da Direção Geral de Saúde e para evitar o contágio do Covid-19. Siga estas dicas e certifique-se que o seu verão será conforme planeou!

Cuidados a ter ao conduzir este verão

Evite as horas de maior calor

 

Deve evitar conduzir entre as 12h e as 16h devido à intensidade dos raios solares. Para além de ser desconfortável devido à exposição solar, pode relevar-se muito perigoso conduzir com muito calor e após refeições pois proporciona maior sonolência ao volante. Se conduz um descapotável deverá redobrar a sua atenção e proteger a sua pele com protetor solar e chapéus.

 

Evite transportar carga excessiva

Se em voos lowcost só são permitidas malas pequenas, o mesmo também deveria ser aplicado aos automóveis. Viajar com excesso de carga no seu automóvel implica maior gasto de combustível, força o motor, sobrecarga os pneus e diminui a sua capacidade de reação em situações de perigo iminente. Leve apenas o essencial!

 

Esteja atento às crianças e animais no carro

As crianças e os animais são mais sensíveis às altas temperaturas pelo que devem ter atenção redobrada. Certifique-se de que viajam em segurança (na cadeira ou com cinto de segurança), que estão hidratados e que não são expostos diretamente aos raios solares. Nunca, em qualquer circunstância, os deixe num carro fechado sob altas temperaturas!

 

Conduza com calma

Sim, nós também estamos ansiosos por chegar ao hotel e dar um mergulho na piscina, mas não é necessário carregar no pedal a fundo e colocar os passageiros em perigo. “Devagar se vai ao longe” portanto relaxe, conduza de forma responsável e prudente. Lembre-se que mais vale tarde do que nunca!

 

Não conduza após ingestão de álcool

 

Não conduzir com excesso de álcool no sangue não é um conselho, é uma lei. No entanto, mesmo que consuma álcool de acordo com os limites legais, deve ter atenção que fazê-lo em dias de muito calor é uma atitude imprudente. O álcool e o calor podem causar sonolência e colocar a sua segurança ao volante em risco.

 

Descanse antes e durante as viagens

Nunca é demais frisar que o descanso é essencial para que possa conduzir nas melhores condições. O cansado é o pior inimigo dos seus sentidos e, em situações de perigo, pode retardar a sua capacidade de reação. Descanse antes da sua viagem e faça pausas durante a mesma!

 

Faça uma revisão ao seu carro antes da viagem

Faça um check up ao seu automóvel antes de partir estrada fora. Verifique a pressão dos pneus, os níveis de água e óleo, a bateria e o ar condicionado. Viaje com o veículo nas melhores condições possíveis e evite situações aborrecidas. A berma da estrada não é o seu cenário ideal de verão, pois não?

 

Cuidado com a exposição elevada ao sol enquanto conduz

 

O bronze faz parte da check list de verão e não apenas no braço esquerdo. Este é talvez o cuidado mais superficial mas é importante para quem gosta de exibir o bronzeado das férias. Quando conduzir este Verão, lembre-se de utilizar protetor solar, principalmente, por questões de saúde.

 

Ao seguir estes conselhos conseguirá conduzir de forma segura e tranquila este verão.

Veja mais notícias aqui!

 

Fonte